Pós Graduações

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Pós-Graduação/Especialização em Educação Especial de 420 horas

  • Modalidade : 100% EAD
Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Objetivo do curso

O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva oferece alternativas de estudo e pesquisa para atender às diversas necessidades educacionais de forma inclusiva. A abordagem de conteúdos específicos ao tema, junto com  a condução  didática para a prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico  dos profissionais da educação e fundamentar 

 

O curso proporciona um aprofundamento teórico metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com pessoas que necessitam de apoio. Além disso, oferece um conhecimento abrangente sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular, promovendo uma compreensão profunda da educação inclusiva.


O DIFERENCIAL

  • Material Didático Digital: Personalizado e acessível para download em nossa Biblioteca Virtual ou nuvem pessoal.
  • Corpo Docente: Formado por professores mestres e doutores, garantindo excelência no ensino.
  • Canal Direto com a Diretoria Acadêmica: Disponível via WhatsApp para dúvidas e sugestões.
  • Atendimento ao Aluno: Canal direto com a Secretaria/Administração do curso, disponível por telefone ou WhatsApp.
  • Plataforma de Aprendizagem: Acessível 24 horas por dia, com atividades interativas individuais e em grupo.
  • Avaliação pelo MEC: Instituição com nota 4 (em uma escala de 1 a 5).
  • Conceito Institucional: CI "4" em um índice de 1 a 5.
  • Desempenho em ENADE: 90% dos cursos da faculdade têm nota 4.
  • CPC e CC: Conceito Preliminar de Curso e Conceito de Curso ambos com nota "4".
  • Histórico de Avaliações: Nunca obteve nota 2 nas avaliações do MEC, seja no formato presencial, híbrido ou 100% EAD.

O mais importante é nossa constante busca pela excelência no atendimento ao educando, com respeito e profissionalismo, ao longo de todos esses anos no IBECponto Educação Continuada.

Público Alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstram interesse pelo tema.

 

Conteúdo

  • Formação docente para a diversidade
  • Múltiplas competências para os profissionais da educação
  • Legislação educacional
  • Metodologia da pesquisa e do trabalho científico
  • Diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais
  • Deficiência intelectual, física e psicomotora
  • Deficiência visual, auditiva e surdocegueira
  • Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades
  • Fundamentos da educação especial
  • Metodologia do ensino da educação especial
  • Tecnologia assistiva
  • Comunicação alternativa

 

Critérios legais

Lei n° 9394/96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Parecer nº 17/01-CNE/CEB: fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

Deliberação n.º 02/03-CEE-PR: dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

Parecer nº 07/2014 do CEE-PR: referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

Instrução n.º 005/2015: SEED/SUED;

Resolução SEE/MG 2686: Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;Instrução n.º 04/2016: SEED/SUED.


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