O CURSO
No governo Erundina, Paulo Freire criou um Plano de Carreira para os professores, valorizando a experiência profissional e pessoal, denominado Evolução Funcional. Essa ideia estremeceu todas as autarquias da época.
Para valorizar a experiência na carreira, Paulo Freire criou a Tabela Tempo. Quanto mais tempo (experiência) professor tiver, mais ele receberá. Diferente de outras autarquias da época (que ainda vemos, hoje em dia) onde um servidor público de 30 anos de experiência é remunerado, com o mesmo valor, que aquele que acabou de ingressar. Esse pensamento simples e genial, foi copiado nos anos posteriores em todo o Brasil.
Paulo Freire também valorizou a carreira através da formação continuada. Não é por acaso que somos IBECponto Educação Continuada. Ele chamava de "...valorização da carreira mediante educação continuada..." e falava “...quanto mais aprender, melhor todos seremos...” criou-se então a Tabela Título motivando o professor a se qualificar sempre. É nessa tabela que focamos 70% desse curso - através de infográficos (moderno - preciso - uma única folha para sua referência) e de uma forma bem didática, tudo está em evolução!
O período de experiência que no privado são de 3 meses, na PMSP são 3 anos, chamamos de Período Probatório. Na época do Paulo Freire eram apenas 2 anos. Claro que sendo justo e atrelando o tempo com o efetivo exercício, nosso AF (Atestado de Frequência), inclusive o justo continua nas referências posteriores ao salto, ou seja, um professor assíduo ganha pontos... (3,6 por ano)... , imagine a Cabeça de Paulo Freire, de premiar por assiduidade..., tudo isso está intrínseco no curso.
Em minha época de Mestrado lembro que a PMSP pagava menos que o Estado e hoje eu tenho certeza, que Paulo Freire, para atrair os melhores profissionais e os mais qualificados para PMSP idealizou o salto na primeira evolução. Naquela época era possível, matematicamente falando, o salto atingir o QPE 18, 19 ou 20. Lembro de meus amigos mais informados iriam prestar concurso para ingressarem na PMSP.
Paulo Freire R E V O L U C I O N O U ser professor da prefeitura, SME virou TOP das Galáxias, de uma certa forma ainda é... então venha ser protagonista de seu plano de carreira, criei essa apostila para esse fim, eu entendo que PMSP quer que você se qualifique, ela te premia se você for um profissional assíduo, ela dá pontos para quem é proativo montando projetos..., ganha mais quem é participativo, reuniões de professores valem pontos (que parece uma "pós" pois tem que ter participação, tem que ter frequência, e o coordenador ainda tem que te aprovar para vc ganhar os pontos). Gosto de brincar, de deixar divertida minhas palestras sobre evolução funcional (me convida que irei gratuitamente, gira em torno de 20 minutos + 20 minutos para perguntas). Pense comigo ninguém quer participar da APM, Conselho, CIPA... só na PMSP (rs), falando sério... quem segue esse caminho conquista o salto e chega na referência QPE 21 entre 7 a 10 anos de carreira. Se não conseguir ter essa "pegada" não tem problema, existe a tabela tempo. Lembrando que QPE 21 são 22 anos de PMSP. Convenhamos, Paulo Freire deu o peixe (tabela tempo) mas também ensinou a pescar (tabela título). Meu objetivo desse curso é isso, sigo o exemplo dele, dou o peixe e ensino a pescar (inclusive falo sobre Merecimento - mudança de letra, cursos dentro da PMSP, CEU-FOR...).
No que concerne o curso denominado "Evolução Funcional DIDATICAMENTE FALANDO" ele traz um resumo de anos de assessoria de professores (desde 2007) informações através de um infográfico para sua referência, simples, prático, intuitivo. Acessem o curso, entrem em contato comigo se tiver alguma dúvida, se quiser atendimento, se preferir que eu vá até sua escola, agendar palestras, críticas ou sugestões - vamos?